A Escola Estadual Winston Churchill é um dos mais tradicionais colégios públicos de Natal e do Rio Grande do Norte. Está localizada na Avenida Barão do Rio Branco, no bairro Cidade Alta. A escola atende exclusivamente alunos do ensino médio.
O nome da escola homenageia Winston Churchill, que foi um estadista britânico,
escritor, jornalista e historiador, famoso principalmente por ser o
primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. A Escola foi construída no terreno que
pertencia ao antigo Quartel de Linha (21º Batalhão de Caçadores). No ano de 1965 durante o governo de Aluísio Alves, foi lançado a proposta a idéia da
criação da escola, sendo fruto de um acordo entre o governo do estado e os
ingleses que enviaram recursos para a sua construção. O prédio foi inaugurado
em 1968, no então governo do Monsenhor Walfredo Gurgel.
Na atualidade, o prédio abriga as esculturas francesas intituladas “a
leitura e a escrita”, obras do escultor francês Mathurin Moreu
e executadas pela Fundição Val d’Osne, oriundas do antigo grupo escolar Augusto Severo.
Estudei aí e não sabia nada sobre essas estátuas.
ResponderExcluirGente, boa tarde.
ResponderExcluirEstudei no Churchill de 1973 a 1976. Quando entrei no Churchill, o diretor ainda era o Professor Ornelles, um diretor durão, militar, disciplinador, que todos os dias ficava no portão de entrada olhando se estávamos de fardamento completo. E nas quintas-feiras sempre cantávamos o hino nacional, todos perfilados no pátio, que naquela época ainda não tinha aquela grade que impede a passagem.
Tive excelentes professores, como Basílio (matemática), Fernando (matemática), Alberta (inglês), Creuza (ospb, Moral e Civismo, e história) e outros que não lembro agora os nomes.
Além de ter sido aluno por quatro anos, fui também professor de ciências, substituindo a professora titular que entrou de licença.
Lembro que quando fui lecionar ciências, quando cheguei, a primeira pessoa que encontrei foi a professora Creuza, que ainda se lembrava de mim. Foi muito bom esse encontro. Sempre que vou ao centro, faço questão de passar em frente ao Churchill, que até hoje chamo meu colégio.
Não sei se vcs têm fotos dos professores. Eu tenho uma do professor Basílio, que faleceu assassinado na Ribeira. Na época ele era secretário da Prefeitura de Parnamirim e professor da UFRN. Se vcs desejarem, pode fazer contato comigo que envio cópia para ser postada no blog.
Estou usando a foto de casa do blog na minha página do Facebook.
Grato pela atenção.
Roberto Grant Furley de Oliveira
https://www.facebook.com/Bobgfo
e-mail: bobsatoli@gmail.com
SALVE! SALVE! ESCOLA ESTADUAL WINSTON CHURCHILL! NÃO APENAS ESTUDEI EM MEADOS DOS ANOS SETENTA, COMO FUI MEMBRO DA BANDA DE MÚSICA REGIDA PELO MAESTRO LOURIVAL CAVALCANTI. TOQUEI TROMPA SAX-HORN E FLUGEL-HORN. HINOS, DOBRADOS, VALSAS... DOCE LEMBRANÇA ...
ExcluirVou amar sempre o meu colégio WINSTON CHURCHILL, o melhor colégio do Rio Grande do Norte na época. Estudei de 1968 a 1973.E é maravilhoso e bem dirigido até hoje. PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS , EX-ALUNOS, PROFESSORES E DIRETORES.
ResponderExcluirFui aluno de 1971 a 1977, excelente Colégio, grande Prof. Ornelles Diretor disciplinador, exigente com alunos e professores. Lembro que ele também ensinava no Marista e muitos pais tentavam através dele transferir seus filhos para o Churchill pela qualidade do Colégio. Saudades.
ResponderExcluir